31.1.02

O grupo LUME, da UNICAMP, está no Rio, de hoje até domingo. Oportunidade única, depos sabe lá quando voltarão. Absolutamente imperdível. Detalhes aqui.

30.1.02

O Suplemento de Artes Cênicas deste blog, o Teatro ETC. & Tal , está recomendado numa matéria sobre blogs da Folha de São Paulo, hoje.





Afetos & Perceptos

Saudades da minha Mãe ! Ela já voltou de Garopaba, onde estava desde o reveillon. Problemas de saúde interromperam o seu veraneio, e ela voltou para Osório, uma cidade litorânea no interior do Rio Grande do Sul, onde mora com a minha irmã Reny. Ela foi hospitalizada para uma série de exames, e estava tudo OK com a sua saúde, apesar das suspeitas preocupantes da família com ela, que há seis anos teve um cancer no seio, e a consequente retirada deste. A Dona Antoninha dá lições de vida, é catedrática na matéria. Minha Mãe é a maior power que eu conheço.
Deuses da música

Hoje, eu já ouvi mais de cincoenta vezes a maravilhosa, a inigualável, a indizível RENATA TEBALDI cantando uma parte da ópera de Puccini, TOSCA, a famosa ária "Vissi d`arte, vissi d´amore". E de outra heroina de Puccini, MADAME BUTTERFLY, ouví não sei quantas vezes, a ária "Un bel di vedremo". Eu que ando precisada de calibrar o meu emocional, entrei logo numas, e chorei rios de lágrimas.

Devo confessar que eu não sou chegada a ópera, mas não resistí quando encontrei esta raridade, no Bazar aqui da Vila: um disco editado em Londres, com a famosa soprano, " OPERATIC RECITAL BY TEBALDI" with L`Orchestre de La Suisse Romande, conducted by Alberto Erede. A deusa Renata Tebaldi canta além das já citadas, a "Aída" de Verdi, a Leonora de " IL Trovatore", e ainda de Puccini, "Manon Lescaut". O querido Sergio Brito (o ator e diretor), um aficcionado por ópera e pela Tebaldi, com certeza aplaudiria este disco. E também vai ficar muito surprêso com esta minha adesão à ópera.

27.1.02

Bem no fundo

No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela - silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja que olhas pra trás,
lá prá trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.

PAULO LEMINSKI

24.1.02

Afetos & Perceptos

Comer pão de queijo feito pela mineira Marlene, minha cunhada, é qualquer coisa de inenarrável. E o feijão á mineira, então ... bom demais!

Ontem, para variar, teve sanduíche do Mac Donalds, com direito a sentar na mesa e tudo, para atender aos insistentes apelos do meu sobrinho César Augusto. E entre os muitos apelos e algumas "apelações", rolou uma negociação entre Mãe e filho, e ele conseguiu realizar o seu desejo. Desde que chegou aqui, queria saber como era a "porcaria" do Mac Donalds que ele nunca tinha provado. Em Araxá não tem disso, não.

21.1.02

Hospedes de outro planeta

Esta escribauta está sem tempo pra postar aqui. Estou completamente envolvida com hóspedes muito especiais aqui em casa. Vindos diretamente de Araxá (MG), onde residem, estão aqui há mais de uma semana, os dois filhos, a esposa e a sogra do meu irmão mais velho, o Ruy. O meu sobrinho César Augusto (8 anos) andou pela primeira vez de escada rolante e de elevador, e realizou um desejo muito especial: conheceu o mar. E o encantamento foi tal que agora ele só quer saber de ir tomar banho de mar, e tem preferencia por um especial, o final do Leme. Também está encantado com o play aqui do prédio, que ele chama de parquinho.

Caio Augusto ( 14 anos) sobrinho e afilhado, veio ao Rio pela segunda vez, sendo que da primeira só tinha um ano de idade. Já falei nele aqui neste blog, é daqueles que passa vinte horas fácil na frente do computador. Trouxe uns " brinquedinhos" para instalar no meu computer, e nessa onda resolveu fazer uns "melhoramentos de profissional" e deletou legalzinho o Aol 4.0, mandando para o espaço todos os arquivos de emails, endereços e o escambau, a pretexto de instalar o Aol 6.0 que eu odeio. Conheceu o lado fera da madrinha.

Já fiz os passeios mais inusitados -- alguns, até para mim -- em shopings, praias, CCBB, museus (expô Egito Faraônico), teatros, e até à Feira Hipy, hoje, onde finalmente encontramos um arco e flecha, daqueles de bambu e madeira enfeitados com penas, "igualzinho o dos índios", como queria o César Augusto-- é o seu brinquedo preferido e estava faltando este modelo para o seu arsenal. Programamos passeio no Pão de Açucar e Ilha de Paquetá, mas o final de semana chuvoso atrapalhou os nossos planos. Tenho muitas histórias para postar aqui dessas andanças todas com essa turma.

12.1.02

Vários espetáculos estreiaram hoje, e durante a semana. Tem opção para todos os gostos e todos os bolsos. Vai lá no Teatro ETC. & Tal, dar uma conferida e escolher o seu programa teatral.

10.1.02

As voltas que o mundo dá

O blog de artes cenicas Teatro ETC. & Tal está sendo acessado em Amsterdam. Recebí um simpático e-mail da querida Luiza Monteiro, atriz, mímica, bonequeira e agitadora cultural, atualmente morando em Amsterdam. A última vez que a encontrei foi em 94, se apresentando com um espetáculo louquíssimo, juntamente outra atriz brasileira, num festival internacional de teatro de bonecos, em Charleville-Mezzières, no interior da França.

Depois, sumimos no mundo. Ela, de lá iria para a Itália, encontrar um pessoal do grupo do Eugenio Barba, e através desse pessoal, descolar um estagio no Odin Teatret. E eu fui morar e estudar em Paris, onde estudei e estagiei com o grupo "A Fleur de Peau", que esteve aqui no ano passado se apresentando num festival de dança, e que eu já comentei aqui. Nunca mais nos vimos, nem sabiamos nada uma da outra, até ela acessar o blog de artes cenicas.

8.1.02

Quintanares

Todos os poemas são o mesmo poema.

Todos os porres são o mesmo porre.

Não é de uma vez que se morre...

Todas as horas são horas extremas...

6.1.02

Se eu fosse assinante da VEJA cancelaria a assinatura hoje. Execrável, a matéria e a capa com a Cassia Heler. A revista investe contra uma artista, uma profissional da arte brasileira que merecia no mínimo, que o seu drama pessoal fosse tratado com mais respeito e dignidade.

5.1.02

Quer dançar ciranda com a Lia de Itamaracá, ou assistir algum espetáculo teatral ? Aqui estão os espetáculos teatrais que estrearam nesta semana e os que continúam em cartaz. Blog de artes cênicas à sua disposição.

4.1.02

Presentaço

Hoje, um pulinho no Bazar aqui da Vila. Fui direto para os discos, e fui surpreendida pela arrumação dos clássicos, agora numa caixa, em separado. Entre os vários discos de Beethoven, encontrei um há muito procurado: a Sétima Sinfonia, e desta vez, Symphony 7 pela Vienna Philharmonic Orchestra, regida por Georg Solti. E como o bom e velho vinil anda muito rejeitado, alguém doou ao Bazar. Geralmente, esses discos estão em bom estado de conservação.

A Sétima Sinfonia de Beethoven, é uma das músicas de maior significado na minha vida amorosa. Fui apresentada à sétima por um namorado -- violinista formado na Alemanha, e que pela falta de perspectivas no Brasil abandonou a carreira. Quando eu o conhecí aqui no Rio, era recém formado em engenharia florestal, e morava em São Leopoldo, no interior do Rio Grande do Sul. A distancia se encarregou de arrefecer o romance, e fui trocada por outra, com quem se casou. Nem bem estava curada dessa paixão, fui flagrada completamente apaixonada pelo meu melhor amigo. E esta é uma outra história que já rendeu, e ainda continúa rendendo muitos capitulos desta novela de quinta categoria que é a minha vida sentimental.

Esse disfarçado amigo me pediu emprestado a Sétima Sinfonia, pela Orquestra Sinfônica de Londres, disco mais ouvido nesta época, lá em casa, a qualquer hora do dia ou da noite, enquanto eu chorava todos os prantos pela lembrança do frustrado amor com o violinista. A principio, relutei para emprestar, mas ele alegou motivos nobres: iria usar na trilha sonora de uma peça teatral que ele dirigia -- usou com muita propriedade, o terceiro ou quarto movimento. Acontece que o fingido nunca mais me devolveu o disco. Não tinha conseguido outro disco da Sétima, até o dia de hoje.

2.1.02

Tô Besta ! O blog de artes cênicas Teatro ETC. & TAL, recebeu um visitante de Portugal. Tá lá no guest book, que não me deixa mentir.
Reveillon em Copa e a lua da alegria

E os fogos de Copacabana, hein ? Que fiasco ! A lua foi um espetáculo á parte. Eu fui uma espectadora privilegiada do quarto andar de um predio na Av. Atlântica, com a galera do Leme -- amigos queridos de muitos anos, lá do Leme, onde eu morei. Este ano, não assistimos nenhum assalto, lá de cima. Ao contrário de outros anos, perdíamos a conta de quantos assaltos aconteciam em baixo da nossa janela, em pleno calçadão. O tal policiamento ostensivo, parece que funcionou. Eram blocos de dez, vinte em cada esquina, fóra os blocos que circulavam no meio do povo. A visão lá do alto, dava um contraste e um estranhamento, com aquele povo todo de branco, e uma faixa escura bem delineada, sinalizando os homens da lei, a postos.

E aqueles banheiros públicos portáteis que apareceram este ano, na Av. Atlantica. Hum... filas imensas nos banheiros femininos, e desde cedo, já exalavam aquele odor caraterístico. E do lado oposto, em qualquer murinho ou parede, ou nas grades dos prédios da Atlântica, homens de todas as idades, raças, credos e classes sociais, enfileirados lado a lado, transformavam em um grande mictorio ao ar livre, sem o menor problema, e na maior descontração -- todos manos, enquanto as minas, coitadas, sofriam lá nas filas.

Recomeçar

Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar... de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado... diferente?
Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a
pintar... desenhar... dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira... tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar?
ir alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...
se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho de coisas tristes... fotos... peças de roupa, papel de bala... ingressos de cinema, bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...

jogue tudo fora... mas principalmente... esvazie seu coração...
fique pronto para a vida... para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas... Nós somos o "Amor"...

"Porque sou do tamanho daquilo que vejo,
e não do tamanho da minha altura."

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE