31.7.02

Vila Isabel, a mídia da vez ...

Hoje às 11 hs da manhã, estou dando a minha terceira aula, quando ouço vários estampidos de tiros vindos do lado direito do Morro dos Macacos. O tiroteio cessou logo, mas próximo dali tem um canil e os cachorros assustados latiam sem parar. Depois tudo ficou calmo, e eu continuei normalmente a minha aula, isto é, o normal permitido àquelas circunstancias. Era um atendimento individual para um aluno autista, e justamente hoje, esse menino cismou de querer ir para a frente da janela várias vezes, antes e depois dos tiros.

Na hora do almoço na FUNLAR, eu soube que os tiros vieram do Morro do Pantanal -- um braço do Morro da Mangueira -- e que fica localizado atrás do Morro dos Macacos. E o tiroteiozinho, de leve, só podia ser inveja do pessoal do Morro da Mangueira porque a rapaziada do Morro dos Macacos tá barbarizando, é a mídia da vez, e já demitiram até o coronel chefe da PM. Tá pensando o que ? Eles têm ou não têm poder?. E quem sou eu neste modesto blog pra dizer que eles não são um poder paralelo ?
Oscar Niemeyer caiu no samba em Vila Isabel

Pois é, o Mestre Oscar só quer mostrar que é de samba também, e até toca cavaquinho. Depois do Sambódromo, foi a vez da Vila Isabel ganhar de presente o projeto para a sua escola de samba -- desenhado em três dias e sem nada cobrar. E ontem ele esteve no local onde será a futura sede da Escola, para ser homenageado e presenteado com um cavaquinho.

29.7.02

... até o Romário deu o ar da sua graça
A semana começou calma no meu trabalho. De manhã cedo, os códigos e sinais da rua demonstravam que tudo estava calmo e sob controle. E tanto, que á tarde, no final do nosso expediente até o Romário estava no seu posto em cima de uma árvore da rua, falante e animado como fazem os papagaios em pleno exercício de suas papagaiadas. As familias da redondeza podiam ser vistas nas janelas, portas e calçadas apreciando o movimento da rua com o término do expediente da FUNLAR. Eles nos cumprimentam simpáticos, e dão um até amanhã, íntimos, como se fossemos colegas de trabalho.




Parfois la semaine...
E tudo começou na segunda de manhã cedo com aquela visão macabra e que marcou definitivamente a nossa vida pessoal e profissional lá na FUNLAR. Foi muito forte. Há mais de um mês que estamos trabalhando em estado de tensão constante. Mas nunca tinhamos tido a presença física da violência, e aquele carro metralhado era a prova. Comentam que os ocupantes eram bandidos de outra facção que estavam vindo ali justo pela nossa rua para invadir o Morro dos Macacos, e foram metralhados. Caramba, e precisava ser ali bem em frente à FUNLAR? Depois dessa, a gente passou uma semana inteira de tensão e medo. E eu me pergunto, se um dia não conseguirmos sair a tempo, como tem sido até agora, se for de surprêsa, como vamos reagir a uma invasão ?

Daqui há algumas horas, já estou saindo pra trabalhar e espero que a semana seja menos violenta e estressante. E espero também que eles nunca descubram o meu blog. Eu tenho medo disso também.


27.7.02

Abelardo nos trinks
Hoje (quinta-feira) no DETRAN aqui da Vila Isabel, a vistoria e documentação 2002, foi feita em meia hora, e sem estresse como no ano passado quando implicaram até com a buzina do Abelardo. Também ele tá com aparencia de zero. Foi lanternado e todo pintado novamente. Engenho e arte da Oficina Turim, aqui da Vila.

Vestígios da estação de bondes da Light na Vila -- memória do tempo de Noel
Documentação do carro atualizada, fui dar um rolê pela garagem da CTC, onde está instalado o DETRAN. No tempo de Noel, o local era uma estação de bondes da Light -- a pioneira linha de bondes unia a Praça 7 ao Centro, um dos empreendimentos do fundador da Vila Isabel, o Barão de Drummond, mineiro de Itabira, e de quem descende o poeta Carlos Drummond. Fui conferir os sinais dos trilhos que ainda estão lá visíveis em alguns lugares, e parte da estação também com aquela fileira de colunas e o teto ainda intacto. E fiquei imaginando o movimento de bondes, motorneiros e condutores, e o menino Noel indo para o colégio, e pegando carona de bonde, pula para o estribo do bonde parado no ponto, o bonde saindo, e ele correndo pelo estribo, de balaustre em balaustre, para desespero da sua Mãe, Dona Martha, que um dia flagrou o filho na arriscada acrocabacia, correndo duplo perigo: alem da sua integridade fisica, havia tambem o perigo de ser confundido com os moleques do bairro.

E viajei no tempo, imaginando as viagens de bonde dos personagens retratados nas músicas do compositor : a operária da fabrica de tecidos, o malandro, os seresteiros, o bicheiro, o guarda-noturno, leiteiros, padeiros, os vendedores ambulantes "prestamistas vigaristas", como bem os conhecia o poeta.

25.7.02

Papel higiênico com Vitamina E?
É isso mesmo que está escrito lá na embalagem do Papel Neve, aquele do rótulo verde:Vitamina E e perfume. Propaganda enganosa, é pouco. Fiquei indignada, e na hora resolvi fazer uma ligeira enquete no Super Mercado perguntando para as pessoas de elas acreditavam nisso. Foi muito engraçada a reação delas. Algumas me olhavam e passavam batidas, achando que eu era maluca, outras riam, achando que eu estava fazendo piada. Mudei de tática e fui apanhar o pacote do papel e saí mostrando o rótulo e perguntando. Desta vez, foi um pouco diferente, mas não causou o impacto que eu esperava. Voilà.

Achei este post em um arquivo onde estava esquecido há mêses, (desde o ano passado) mas resolvi publicar hoje porque eu gosto de lembrar da minha performance num teatro-relâmpago, (nada premeditado, pintou na hora) com direito a técnica de clown e a Palhaça Sassá na sua melhor forma.

23.7.02

A semana promete !
Hoje, (segunda-feira) de manhã cedo, quando cheguei para trabalhar, em frente ao portão do prédio, um Escort todo metralhado, pneus arreados, vidros todos destruidos, dava terror só de olhar. Aquela imagem sinistra era testemunha da violência da véspera no Morro dos Macacos. No final da tarde, depois do expediente já tinha sido retirado dali.
¨¨ Acabei de postar aqui e fui abrir os e-mails, e vejam o que acabou de chegar: Henrique Cazes e Cristina Buarque homenageiam NOEL no show "Sem tostão", na proxima terça-feira , dia 30 de julho, na Sala Baden Powell - Av.NSCopacabana, 360.
* A mulher original é aquela que não procura se diferençar das outras.Assim pensou Noel Rosa.

*Noel Rosa - uma biografia do João Máximo e do Carlos Didier, mais de quinhentas páginas, oito anos de competente pesquisa, resultaram na mais completa biografia do poeta da Vila, e em um livro obrigatorio para quem se interessa pela música popular brasileira. Ainda não li as 533 páginas, mas estou sempre consultando esse livro.

Porque eu estou falando disso agora ? Ora, é porque ele estava aqui á mão, e eu fiquei pesquisando aqui para saber se na época do Noel, o Morro dos Macacos aqui na Vila Isabel já era habitado. Não achei nenhuma menção sobre e nem à violencia no bairro. Do bairro diz Noel, no seu diario:

Quando penso no Boulevard, nas ruas pacatas que guardam os meus melhores segredos, nas esquinas prediletas para a reunião da turma que aprendeu a fazer samba vendo sambar o arvoredo, o meu coração, incuràvelmente sentimental, bate descompassado como um tamborim tocado por estrangeiro. E eu vou alongando o pensamento e vou pensando que a cidade inteira é Vila Isabel...

20.7.02

Caetano Veloso, phénix du rock tropical

O titulo acima é aqui do jornal Le Monde que publica uma matéria de página inteira com o Caetano. Ele se apresenta hoje no Montreux Jazz Festival, e recebeu esta semana no PLaza Athénée, em Paris, a medalha de Chévalier des Arts et des Lettres, com discurso, champã, e declarações do seu favorito para as eleições presidenciais : o LULA.
¨¨ É só até domingo, a mega exposição Paris 1900 no CCBB. Preciso dizer que é imperdivel ? ¨¨

19.7.02

Sarah Bernhardt, o maior mito teatral de todos os tempos mereceu uma sala especial, cujo destaque é aquele quadro de mais de dois metros, a grande diva em tamanho natural, recostada num sofá, c'est quelque chose! E o olhar daquele cachorro aos pés da divina é impressionante.

O menino de rua de Sem asilo pintado por Fernand Pelez, é um forte contraste com a imagem que Paris do fin-de-siècle vendia ao mundo. Este quadro foi eleito o melhor de tudo em Paris 1900, o mais irado de toda a exposição pela ótica de um menino de 13 anos -- meu sobrinho Ernesto.

18.7.02

Paris 1900 só até domingo, dia 21, no CCBB. Quem não for vai se arrepender para todo o sempre. Fui há um mês atrás, com a Flavia e o Ernesto, mas foi meio correndo, porque fomos ver também a exposição de fotos do Pierre Verger nos Correios. Enfim corrigi uma falha cultural.
Nunca tinha visto nada do genial fotografo.

La parisienne c'est moi. Eu sou completamente fascinada com a belle époque, e me identifico tanto com essa Paris dofin-de-siècle que eu tenho a sensação de ter vivido lá nessa época -- en Montmartre, bien sûr. Eu usei aquelas roupas maravilhosas, aquelas jóias e aqueles broches lindos, e na minha maison tinha uma coleção de vasos e aquele belíssimo lampadário de vidro azul e bronze de Emile Gallé, e tinha ainda na decoração da minha casa, a famosa escultura em mármore branco " Amour et Psyché " -- un cadeau de Rodin pour moi. Frequentei o Chat Noir, o Moulin Rouge e fui copaine do Toulouse Lautrec, amiga do Cézanne, do Renoir entre outros não tão famosos. E numa das festas chez moi, apresentei o Pablo (Picasso) ao grand marchand da época, o Ambroise Vollard que adorava gatos. O Ernest ( Hemingway) também estava presente, e já tinha em mente "Paris é uma festa".

E, quando cheguei ao segundo andar da exposição Paris 1900, num friorento domingo de junho de 2002, no CCBB do Rio de Janeiro, páro frente do quadro La Parisienne -- Mulher de luvas , ali estava eu -- a parisiense da belle époque pintada em óleo sobre tela pelo Charles Giron. Que viagem...


17.7.02

Lilica, como é conhecido o soldado João Carlos de Souza, da Brigada Militar em Porto Alegre, com as bençãos da sua Mãe resolve assumir pùblicamente sua homossexualidade e luta para incluir a livre mentalidade sexual no código da corporação existente há 165 anos, no Rio Grande do Sul. Lilica, 39 anos, e sua Mãe foram os destaques da PARADA GAY em Pelotas, no domingo passado, quando aproveitaram para divulgar a ong SE AME -- Movimento pela livre orientação sexual, criado por ele em outubro de 2000.
A minha admiração e o meu respeito pela atitude de Mãe e Filho, e o meu apoio amplo e irrestrito, porque como gaúcha e filha de brigadiano -- assim são chamados os que servem à Brigada Militar do Rio Grande do Sul, eu posso avaliar o tamanho dessa luta, e o que ela significa dentro do contexto dessa corporação e também para a sociedade gaúcha. O século 20 ficou pra trás, já estamos no novo milênio, e é incrível que as pessoas ainda sejam discriminadas pela sua opção sexual.
¨¨ Valei-me São Longuinho ! O meu livro do Hamlet tem que aparecer. Não sòmente pelo fato de me acompanhar desde os tempos de estudante de teatro lá no Rio Grande, mas também pela edição rara com tradução do poeta Manuel Bandeira.

16.7.02

¨¨ Passando pela TV ligada, parei para assistir uma cena de "Esperança":
Paulo Goulart e Othon Bastos contracenando. Um passando a bola para o outro em jogadas precisas, sem firulas, ótimos. E o Claudio Correa e Castro, sem falar, só a expressão do rosto na festa de casamento foi demais.
Martelando na minha cabeça um aforisma do Kafka:
A partir de certo ponto não há mais qualquer possibilidade retorno. É exatamente esse o ponto que devemos alcançar.

14.7.02

[] Eu nao consigo entender porque nos templates do meu blog aquela carinha ficou la em cima. Colei em varios lugares, mas ela cisma de ficar la em cima. Voila.
[]Oba! Consegui colocar o blogchalk. Sim, mas nem perguntem quanto tempo eu ralei para acertar.




Google! DayPop! This is my blogchalk: Portuguese, Brazil, Rio de Janeiro, Vila Isabel, Ruth, Female!

12.7.02

* Se eu não fosse votar no Lula já tinha candidato. O Felipão vai votar no Ciro. Desmentiu a notícia em O Globo de hoje, mas diz textualmente que são muito amigos, o que vem a dar no mesmo.

11.7.02

Ronaldinho Gaúcho & a Anta Empertigada

A minha irmã Reny telefonou no domingo para conversarmos e para avisar que o Ronaldinho Gaúcho estava sendo homenageado no programa do Faustão. Pena que quando eu liguei já estava rolando uma outra homenagem -- ao outro Ronaldo. Qual é a desse Faustão? Tentou ironizar e ridicularizar a sinceridade da resposta do Ronaldinho Gaúcho quando este declarou que sempre acreditou na recuperação do Ronaldinho Carioca, um dia ele vai ficar bom e volta. Estufando o peito e encolhendo o barrigão, a anta empertigada faz um comentário irônico ah, e porque não avisou pra gente que sabia disso?. E o Ronaldinho Carioca -- o feio pode ser lindo -- prontamente defende o colega, dizendo que acreditava na resposta porque não só ele (Ronaldinho Gaúcho), mas outras pessoas também acreditaram na sua recuperação.

Simplicidade, neles...

Eu venho observando há algum tempo que uma grande parcela da mídia não está preparada para aceitar a simplicidade dos nossos idolos. Tem que ter algo de efeito nas palavras, na postura pessoal e profissional. Está sempre esperando uma frase de efeito ou uma atitude, ou pôse de idolo. A simplicidade não é bem-vinda.

Um exemlo: o super tenista GUGA , aquele gurizão simples, verdadeiro, sem a menor pôse, diz o que pensa, fala todas as bobagens que tem direito, surpreendendo sempre pela sua simplicidade. Apesar de várias vezes campeão, e reverenciado no mundo todo, aqui a gente lê nas entrelinhas, ou não , alguns comentários ironicos e até desrespeitosos com o nosso querido campeão. Neguinho aqui não perdoa... já estão sobrando farpas e ironias para os nossos penta-campeões.

Pelo que se vê os nossos penta-campeões têm ainda muito trabalho pela frente: ensinar a esse povo o que é simplicidade.

10.7.02


Cena insolita: Estou parada hoje as seis horas da tarde no sinal da Souza Franco com o Boullervard 28 de Setembro, aqui na Vila, e um adolescente andando de bicicleta pára na frente do meu carro, e fica me olhando fixo. Dei um look geral na figura: bermudona, boné, camisa solta que poderia ter um revolver escondido. E logo eu pensei: vou dar o carro, o celular, tudo. Um ou dois minutos daqueles que duram uma eternidade, o sinal abriu, ele sai da frente do carro, passa pelo lado esquerdo, e segue o seu caminho na contramão.



8.7.02

Chimarrão na beira da lagoa?

O gaúcho que se preza não dispensa o seu bom chimarrão seja na rampa do Palácio do Planalto, chimarreando com o Presidente, ou em qualquer outro lugar disponível, ou não. E o chimarrão está presente aqui em Coisas prá lá de boas na Terra de Óz -- uma declaração de amor aos pagos onde nasceu esse blogueiro gaúcho.
Terra de Óz, para quem não sabe é o municipio de Osório, litoral norte do Rio Grande do Sul, onde mora a minha Mãe.

7.7.02

Coisas de JÔ BOBÃO

O programa do Jô tá cada vez peor. Mostrou na quarta e repetiu na quinta no telão aquela foto-montagem do RONALDINHO GAÚCHO com o cabelo daquela apresentadora que é a cara da Maga Patologica (sempre esqueço o nome dela). Odiei. Foi uma piada muito sem graça, impertinente e de mau gôsto.

E, sexta-feira, na entrevista com o EVANDRO MESQUITA, ele falou mais que o entrevistado, e estou até agora sem entender porque não foi sequer mencionada a origem artística e a formação teatral do Evandro e da Blitz: o grupo Asdrubal Trouxe o Trombone, dirigido pelo HAMILTON VAZ PEREIRA -- um marco definitivo no teatro contemporâneo e que influenciou e continúa influenciando toda uma geração. Quando o Evandro tocou naquela gaitinha de boca a mesma música que ele tocava em Trate-me Leão -- o terceiro espetáculo do grupo, pensei que seria ali o momento pra falar do Asdrubal. E nada. Nem queiram saber o tamanho da minha decepção.

6.7.02

O meu blog de artes cênicas, Teatro ETC. Tal, saiu destacado em primeiro lugar desta semana, aqui no TOP BLOGS -- site da Maria Berger que seleciona os melhores blogs do Brasil.

E o a®timanhas aqui saiu na coluna Gravatá, no Caderno de Informática de O Globo, nesta semana, e que eu já contei aqui, e tenho o prazer de me repetir. Tamos agradando, né? Pois é...

4.7.02

CAFU vinga o Capão Redondo
Capitão dá um segundo de auto-estima para a periferiaSaiu aqui na "Fraude" , este inspirado artigo do Eduardo Fernandes.
E eu roubei daqui do Fred Leal.

3.7.02

Cafú, Ronaldinho Gaúcho, Vampeta e Felipão, os meus idolos para sempre. E pensar que há menos de uma semana não tava dando a mínima para a Seleção, e tinha uma vaga informação sobre os meus ídolos.

2.7.02

*VAMPETA, chutando para o alto -- literalmente -- o cerimonial e na mais perfeita performance circense cambalhotando várias vezes na rampa para um atônito Fernando Henrique e demais autoridades, foi o ponto máximo da solenidade do Palacio do Planalto. Passado o susto inicial, até o EfeAga riu gostosamente das cambalhotas desse clown penta campeão. BRAVOS VAMPETA!

** Terceira quebra de protocolo: quem diria que o Fernando Henrique, algum dia tomaria chimarrão na rampa do Palacio com um gaúcho de Passo Fundo, tchê! Valeu, Luiz Felipe Scolari!

*** O divino esplendor da raça brasileira -- ululantemente óbvia -- se expressava ali naquela solenidade do Palacio do Planalto, quando ao som de um brado retumbante do Olodum todos os jogadores e técnicos (até o Felipão) dansavam e cantavam o Hino Nacional com a adesão das 500.000 pessoas presentes.

**** RONALDINHO GAÚCHO, tocando percussão em cima do trio elétrico, batucando e puxando um hino de pagode, ainda no avião antes do desembarque em Brasilia, e dançando e cantando ao som do Olodum na rampa do Palácio, merece o título de COMANDANTE DA ALEGRIA, com as bençãos do Deus Dionísio.

***** O Fernando Henrique espetou o RONALDINHO CARIOCA ao colocar aquela medalha na lapela do jogador. A expressão corporal e a cara de susto do Ronaldinho, não deixaram dúvidas do fato. E o Jornal Nacional agora disse que foi uma brincadeira do Presidente e o outro repórter, á tarde na cobertura ao vivo tratou logo de dizer que o FH colocou a mão por dentro, e não foi nada. Caramba, porque esta ridicula preocupação com a falta de jeito presidencial.
* Oba! A festa da chegada em Brasilia promete. A primeira quebra de protocolo: os nossos pentas recusaram a condução oficial -- aquele caminhão do Corpo de Bombeiros que carregou a seleção daqueles anos da ditadura, e optaram pelo trio elétrico.

** DIONÍSIO É BRASILEIRO! A alma brasileira está em festa! A celebração em cima daquele trio elétrico tá completamente anormal, paranormal, surpreendamental. "Esta festa é única. Estamos todos de parabens", falou o Rivaldo de cima do trio elétrico.

*** E a segunda quebra de protocolo qual será? Tô na maior expectativa. CAFÚ sobe em cima daquela mesa lá do Palácio. Joga a pompa daquele cerimonial e toda aquela caretice para escanteio!

**** A melhor imagem da descida do avião em Brasilia: a cara feliz do Ronaldinho Carioca, descendo do avião empunhando o seu brinquedinho -- uma filmadora -- filmando o movimento do aeroporto na chegada ao Brasil. E pelo visto, esse brinquedinho tá em alta, entre eles, mais três ou quatro pentas desceram filmando com o brinquedinho igual ao do Ronaldinho -- o feio também é bonito!.

***** Tô uma manteiga derretida. De felicidade, também se chora ...
Hei... hei ... hei... hei... hei... CAFU e o nosso Rei !...
Viva o Gravatá

Hoje, quasi nem acreditei quando na coluna do Luiz Gravatá, no Caderno de Informática de O GLOBO, estava lá este blog em destaque. E, além disso na companhia de dois vizinhos muito queridos -- dois blogueiros das antigas, o Edney Soares de Souza, do InterNey -- o próprio serviço de utilidade pública do mundo blog, além de poeta, e do erudito Mario AV -- seu blog foi a minha primeira referência intelectual da comunidade blogueira, ele foi o primeiro blogueiro a pensar os blogs como uma questão de responsabilidade ideologica, e o seu artigo Sociologia dos Blogs -- parte I é antologico. Se a minha anotação está correta foi postado lá em 02/04/2001. E tem mais: ele sabe elfico antigo.

Fiquei contente também pelo destaque concedido a uma blogueira nova na vizinhança que vem conquistando muitos amigos pela sua solidariedade e simpatia: a Suely,a blogueira dos enta, e a outro querido vizinho, o Fabio Fernandes, do blog Politica e Tecnologia -- o padrinho do meu blog de artes cênicas, o Teatro ETC. & Tal. Valeu, Gravatá!