31.8.03


Passando aqui rapidinho para avisar que o segundo Flash Blog tá rolando na Funny até a meia noite de hoje. Passa lá. Usa e agita.
Ah, e eu já conseguí baixar o banner do evento, graças aos super poderes do nosso Faraó Mor Matuskamon, o inventor do primeiro Flash Blog Mundial.

24.8.03

Primeiro Flash Blog Mundial. Invenção do absurdo do Matusca.
Concurso de Contos Breves Haroldo Maranhão. Invenção da querida MEG.Detalhes aqui no Teatro ETC & Tal.Post Scriptum Post: Estou vindo aqui para avisar porque quem vem nesse blog, não vai no outro. Não consigo entender direito o porquê disso. Voilà.

23.8.03

Flash Mob carioca na Central do Brasil dirigido pelo Gerald Thomaz? Veja lá no Teatro ETC & Tal, o meu blog de artes cenicas, esta e outras eletrizantes notícias.
Atenção gALLera, Muita atenção !

Blogueira compulsiva, acabei de criar outro blog, o @rteirices, lá entre os coleguinhas jornalistas, no portal do Comunique-se.
A minha vida tá uma loucura, vida virtual e vida real brigando por seus espaços.
A vida real ganha fácil nessa parada. Portanto, a partir de agora, o meu blog de artes cenicas, o Teatro ETC & Tal vai merecer mais atenção e terá postagens diárias, ou quasi, porque o meu momento pede atenção para esse blog e o outro, o @rteirices.
Alors mes enfants não estranhem se eu passar alguns dias ausente daqui do @rtimanhas, e só aparecer esporadicamente. Quem quiser saber de mim vá aos
outros dois blogs. Certo? A bientôt!

17.8.03

Flash Mob, Hackers, Teatro do Oprimido e oTeatro Infantil de Marionetes de Porto Alegre

O que têm a ver entre sí os personagens do título acima? Tudo. E muito mais.
Eles são significativos representantes de manifestações artístico/politico/culturais/tecnologicas através da história. Cada um deles, no seu momento histórico foram os subversivos da vez. A diferença, se existe alguma, é que os "flash mobs" de hoje seriam os chamados rebeldes sem causa de ontem, e os hackers, esses são feras soltas prontas para invadir e barbarizar -- agora na real -- o circo armado na selva das cidades.

Flash Mob chega ao Brasil

Essa idéia importada da Europa e dos Estados Unidos, onde esse movimento acontece há algum tempo, consiste em manifestações relâmpago em locais públicos. Os participantes são mobilizados pela internet através de e-mails, listas, foruns, e celular. Reunidos, fazem em conjunto a primeira gracinha que vem à cabeça, e em minutos se dispersam. Tudo muito rápido, divertido e indolor. São Paulo tomando á frente na importação da idéia, realizou na semana passada, o primeiro Flash Mob em nosso País, organizado por artistas virtuais, web-designers, fotografos, blogueiros, etc., entre eles, um conhecido blogueiro paulista. Tomei conhecimento do movimento e dessa primeira convocação, através do InternETC -- blog da antenadíssima Cora Rónai.

Hackers -- um Flash Mob dentro de um Flash Mob.

A estréia do movimento no Brasil não contava com a fúria internáutica dos hackers, que cansados do seu brinquedinho virtual, vieram brincar na real, e estragaram a festa. Durante o tumulto relâmpago, no centro da cidade de São Paulo, um bando de adolescentes invadiram a manifestação aos gritos de YOU LOSE! e com cartazes de protesto, Eu já sabia!, Contra burguês, baixe MP3, fazendo um autêntico ato de sabotagem real/cultural para desespêro dos organizadores que ficaram em segundo plano.
A mídia correu atrás dos calças curtas, preterindo os donos da festa.

UPDATE: O Jotaesse sempre alerta para as novidades, mandou essa hoje para a lista dos blogueiros:
" Convite e Instruções para o FLASH MOB Brasileiro em Sao Paulo, SP
Av. Paulista, A ESQUERDA do numero 900 (predio da "Gazeta - Objetivo")
em frente ao telão junto a parede esquerda do predio.
Domingo, 17 de agosto, as 15h ...".
Detalhes: http://br.groups.yahoo.com/group/brasilflashmob/message/209


O Teatro do Oprimido e a "pegadinha intelectual" doTeatro Invisível

O Teatro do Oprimido, movimento de teatro politico criado por AUGUSTO BOAL, quando esteve exilado, nos anos setenta, tendo conquistado adeptos pelo mundo afóra, apesar de contestado aqui, e eu me inclúo entre os discordantes do método. Apesar disso, é inconteste a importancia de Boal para o desenvolvimento do moderno teatro brasileiro. Utilizando a linguagem teatral como instrumento para intervenções politico/sociais nas ruas, praças, ou qualquer outro lugar público ou privado, Boal criou a técnica do Teatro Invisivel. Nessa técnica, os atores, sem se identificar como tal, distribuidos pelo espaço da intervenção que pode ser no metrô ou qualquer outro local publico ou privado, provocam uma determinada situação de cunho politico/social, e deixam rolar todas entre o desavisado público.

O TIM e a mobilização boca-a-boca nos anos de chumbo

O Teatro Infantil de Marionetes -- TIM, grupo de teatro de marionetes, de Porto Alegre, dirigido pelo ANTONIO CARLOS SENA em plena repressão, nos anos sessenta, apresentava na Rua da Praia, entre outros locais públicos, um subversivo teatro de marionetes como forma de resistência ao regime vigente. Por motivos óbvios, a organização e a mobilização eram feitas no boca-a-boca -- telefone ou qualquer outro meio de comunicação, nem pensar. Qualquer falha na mobilização, e seus integrantes corriam todos os riscos. Os militares como bons filhos da pátria ficavam espertos para qualquer lance que cheirasse à subversão. Alguns participantes do grupo do TIM ficavam espalhados pela área da representação teatral -- olheirosespertos, capazes de ver e sentir de longe o cheiro da repressão. E não há exagêro nessa afirmação, porque eles eram os responsáveis pela segurança do grupo, avisando de qualquer suspeita na área para uma retirada estratégica do local, antes da chegada da polícia da repressão.

Entre os integrantes do TIM, o jovem estudante universitário MARCO AURÉLIO GARCIA, (atual ministro para assuntos internacionais), o jovem aspirante do CPOR de Porto Alegre, FERNANDO PEIXOTO (o conhecido ator, diretor teatral e um dos fundadores do Teatro Oficina) e mais o jovem estudante universitário ANIBAL DAMASCENO (o conhecido professor Anibal, escritor, pesquisador, um dos descobridores de Qorpo Santo) eram os autores dos suversivos textos do TIM.

Em tempo: O Teatro Infantil de Marionetes, o TIM de Porto Alegre, apesar de pouco conhecido em nosso País, tem uma respeitável carreira com apresentações no exterior e prêmios em importantes festivais internacionais. Foi criado há mais de cincoenta anos pela artista plastica Odila Sena -- mãe do diretor do grupo. E o Antonio Carlos Sena tem no seu brilhante curriculo, a direção da primeira montagem de Qorpo Santo, o genial autor gaúcho, considerado o precursor do teatro do absurdo.

14.8.03

AS MÃOS DE MEU PAI ( II )

Eu devia ter uns 5 ou 6 anos, e acreditava em Papai Noel, como toda a criança dessa idade vivendo no interior do Rio Grande do Sul, em Santa Maria da Boca do Monte. E lá, a tradição natalina era levada muito a sério. A televisão ainda engatinhava , e as lojas ainda não tinham descoberto o mercantilismo desenfreado na figura do "bom velhinho" fantasiado nas ruas e na frente das lojas e os nossos ouvidos não eram agredidos com os "jinglebells" da vida.

A performance de Papai Noel ficava restrita aos pais ou amigos que no dia dos festejos natalinos vestiam a fantasia do dito cujo com tudo o que tinham direito, barbas, bigodes e barriga postiços, máscaras, etc. E mudavam até a voz para não serem reconhecidos, caprichando na representação.

Não lembro dos pormenores da festa natalina que houve na casa dos meus pais, mas na minha memória ficou registrada a presença do Papai Noel, sentado, distribuindo os brinquedos, e, em determinado momento, eu fiquei sentada no seu colo. Foi assim que eu reparei nas mãos daquele Papai Noel, e reconhecí nelas as mãos do meu pai. As mãos do Papai Noel eram as mãos do meu pai.

Lembro até do detalhe da aliança de ouro do meu pai. Bem, a aliança eu acho que nem reconhecí, porque todas as alianças de ouro tinham -- e ainda têm -- o mesmo formato, mas das mãos do meu pai eu tinha certeza. E tanta que eu guardei indelével essa imagem na minha memória.

Não é difícil imaginar a confusão que ficou na minha cabeça, e o trabalho para o Seu Ernesto se explicar com a primogênita, a qualzinha desde a mais tenra sempre foi muito curiosa e perguntadeira. Ele contava que o difícil mesmo foi responder trocentas vezes à mesma pergunta da guriazinha: Pai, o Papai Noel é casado?

10.8.03

AS MÃOS DE MEU PAI

As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já da corda terra
--como são belas as suas mãos
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram da
nobre cólera dos justos...
Porque há nas tuas mãos, meu velho pai, essa beleza
que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam nos braços da
tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas ...
Virá dessa chama que pouco a pouco, vieste
alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los
contra o vento?
Ah, como os fizeste arder, fulgir, com o milagre das
tuas mãos!
E é, ainda, a vida que transfigura as tuas mãos
nodosas...
essa chama de vida -- que transcende a própria vida
... e que os Anjos, um dia, chamarão de alma.

MARIO QUINTANA (1906-1994)

9.8.03

Idiosincrasias, etc e talz...

Falou, falou... detestava blogs, disse que o meu blog era um blog de merda. E agora, eis que ... ele capitulou --tem um blog de merda. É esse o nome do blog do moço ...

7.8.03

Deixa histórica I
... para um partido de esquerda no poder, seu mais sério antagonista é sempre a sua própria propaganda anterior.

Assim falou o GEORGE ORWELL (escritor de 1984 e A revolução dos bichos)

Deixa histórica II
Do PAULO LEMINSKI, no seu romance-idéia Catatau:
Outro era eu quando não coincidia com as circunstâncias. Porque isso? Isso não é coisa que se faça. Nada me justifica. Estou á disposição de tudo. Eu era tanto, tanto faz: quanto tempo estou falando disso? Pura perdição de ilusão. Brasilia nunca vai começar a ser viável. Só do que falo, falar: minha mitologia, minha lógica. Nunca tudo. Mais vale um gôsto de vinho, mais serve um vintém cunhado, cambia?
Desistúrbio, Brasília me leva longe !


Deixa histórica III
De ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA, sobre o personagem Hamlet:
Ele fica em dúvida, não por ser indeciso, mas por não querer o jôgo da máquina do poder. Porque há mais formas de viver o desejo entre o céu e a terra do que gostaria o nosso vão conformismo.

5.8.03

A regra secreta

Desoriento-me
Sem qualquer
Método
Ou sem
Qualquer fim
Vou e não vou
Mas vou
Caio sem qualquer
Alarde
O que é
E não é: mas é
Desorientar-me
É meu antimétodo.

Poema de Sebastião Uchôa Leite.

Salve o poeta Sebastião, tradutor e dos bons, escritor, letrista e parceiro de "Os Mutantes", entre outras artimanhas. Meu amigo e parceiro de muitas lutas, a
minha gratidão -- essa palavra tudo -- sempre.