28.8.08

WORKSHOPS GRÁTIS do
I ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO - TÉCNICA KLAUSS VIANNA
Informações e inscrições:
21 2551-0099 (Faculdade e Escola Angel Vianna)
Local das aulas: ESPAÇO SESC

Obs. Cada pessoa poderá inscrever-se em apenas um workshop

PROGRAMAÇÃO


DIA 03/09 – 11 às 13 h

Processo dos vetores

Jussara Miller



Exploração dirigida do movimento a partir da investigação dos espaços articulares, peso, pontos de apoio, oposições ósseas, alinhamento do esqueleto e do uso apropriado dos vetores de força como direções ósseas para gerar movimentos no processo de construção do corpo cênico.



JUSSARA MILLER é bailarina, coreógrafa, diretora e educadora somática. É graduada, mestre e doutoranda em Dança pela Universidade Estadual de Campinas/SP – UNICAMP. Há vinte anos, iniciou a sua pesquisa sobre o movimento consciente, tendo como professores: Klauss Vianna e seu filho Rainer Vianna. Posteriormente, foi professora da Escola Klauss Vianna, em São Paulo. Idealizadora e curadora dos eventos de Dança: “Ciclo Klauss Vianna-2002” e Festival CPFL de Dança Contemporânea “Klauss Vianna-2005”, ambos em homenagem à família Vianna, realizados em Campinas SP. Atualmente, é diretora/fundadora/professora do Salão do Movimento, espaço de pesquisa e criação em Dança e Educação Somática (Campinas/SP) que, desde 2001, proporciona atividades que têm como foco a reflexão do corpo e o estudo do movimento a partir da técnica Klauss Vianna. Realiza apresentações e workshops em diversos eventos de dança do Brasil e em 2007, apresentou-se no Festival Internacional Contemporâneo Andanza em La Paz/Bolívia com o solo “Corpo Sentado” e em julho de 2008, realizou o workshop da Técnica Klauss Vianna em Celrà/Espanha. É autora do livro “A Escuta do Corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna”. São Paulo: Summus, 2007.


DIA 03/09 – 11 às 13 h

Reeducação do Movimento / técnica Klauss Vianna

Irene Ziviani



Conscientização corporal / Reeducação do movimento. Curso vivencial, auto-instrutivo que envolve técnicas posturais para alinhamento, conquista de tônus muscular e equilíbrio:

▪ preservando a mecânica articular e utilizando a estrutura óssea como ponto de sustentação para manter o centro de gravidade estável;

▪ observando os alinhamentos posturais, em relação aos mecanismos de compensação na estrutura do corpo;

▪ abordando posturas que estimulam a reorganização neuro-funcional;

▪ utilizando exercícios de alongamento, ritmo, coordenação motora, além de técnicas de centramento e relaxamento consciente, tudo isto associado à respiração.



IRENE ZIVIANI, bailarina por formação, desenvolve inúmeras atividades como artista e professora, tendo proferido palestras e participado de aulas e workshops por todo o Brasil. Desde 1970, dirige sua própria Escola de Consciência do Corpo e Reeducação do Movimento, em Belo Horizonte/MG, onde mantém cursos regulares e intensivos de reeducação postural para leigos e profissionais da área de saúde e das áreas artísticas. De 1983 a 1992 (BH/MG) atuou como coordenadora e assistente de inúmeros workshops, oficinas e grupos de estudos ministrados pelo professor e coreógrafo Klauss Vianna. Nesta década Belo Horizonte foi centro de marcantes encontros com Klauss Vianna, para estudo e reflexão sobre sua técnica, que tanto vem contribuindo para formação de novos artistas. Desde 1998 atua na preparação corporal (perfomance de palco) dirigida para espetáculos, com artistas que representam nossa arte e música mineira e nacional como; Titane, João das Neves, Renato Motta, Patrícia Lobato, Selmma Carvalho, Patrícia Ahmaral, entre outros.




DIA 03/09 – 15 às 18 h

Improvisação

Zélia Monteiro



A oficina propõe alguns princípios do trabalho de Klauss Vianna, sua visão de consciência do corpo e sua aplicação na improvisação (abordada como linguagem cênica e não apenas como processo de criação). Através de exercícios de sensibilização despertando os sentidos de percepção e propriocepção do corpo, trabalhamos a “escuta”. Como reconhecer, através dessa “escuta”, a dramaturgia do seu corpo no momento presente e capacitar-se para usá-la como expressão/comunicação.



ZÉLIA MONTEIRO estudou dança clássica com Maria Melô e tornou-se sua assistente em 1985. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu por quatro anos. Trabalhou com Mme. Marie Madelaine Béziers (Coordenação Motora), Mathilde Monnier (dança contemporânea), Peter Goss (dança contemporânea/Feldenkrais), Yvonne Berge (improvisação para crianças), Daria Faïn (Mathias Alexander) e com Ivaldo Bertazzo, quando voltou ao Brasil. Foi premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1988, 1992 e 1998. Desde 1999 dirige o Núcleo de Improvisação e é professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo na Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP.


DIA 03/09 – 15 às 18 h

Técnica Klaus Vianna na saúde.

Escola de coluna / Prevenção e tratamento para algias vertebrais

Marinês Calori



Nesta oficina serão abordados temas corporais da técnica Klauss Vianna transportados para a atuação em trabalhos preventivos e de reabilitação para alterações no sistema músculo-esquelético, especificamente Escola de Coluna (EC), um método terapêutico educacional que visa o tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.



MARINÊS CALORI: graduada em Artes Corporais na Unicamp-SP; graduada em Quiropraxia na Universidade Anhembi Morumbi-SP; foi professora do curso de formação na escola Klauss Vianna-SP; professora da técnica Klauss Vianna em São Paulo; atua como quiropraxista; implantou o programa de Escola de Coluna, na Universidade Anhembi Morumbi, junto à clínica de quiropraxia, e no SEST/ SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no IPIS (Instituto de Promoção a Saúde da Porto Seguro – Seguros) em São Paulo, Campinas e Guarulhos.


DIA 04/09 – 11 às 13 h

Corpo e Voz

Titane



Através de procedimentos técnicos que associam a respiração e a emissão vocal à percepção de outros movimentos internos e à ocupação do espaço exterior, a oficina desenvolve a capacidade do indivíduo de expressar-se vocalmente dentro de um coletivo musical, desencadeando a formação de um coro que soa e se desloca continuamente. Canções de domínio público e de autores contemporâneos, especialmente, aquelas relacionadas ao universo afro-mineiro são o ponto de partida musical.

Os alunos deverão ter mais de 15 anos.



TITANE. Intérprete por excelência, faz parte da geração que renovou a mpb a partir dos anos 80. Amalgamando canções de domínio público, anônimos, compositores clássicos ou emergentes da música brasileira, a cantora lança mão de diferentes fontes sonoras para criar, com segurança e personalidade, seu universo musical. Cantora de consolidada carreira, tem quatro discos-solo; um DVD, em fase de finalização; faz temporadas regulares de shows e atua ao lado de diferentes nomes da cena musical brasileira em espetáculos realizados dentro e fora do país. TITANE conheceu KLAUSS VIANNA em oficinas por ele realizadas em Belo Horizonte a convite de Irene Zivianni. Quando gravava seu segundo disco, sob contrato com a gravadora Eldorado/SP, TITANE teve aulas regulares com KLAUSS. Nos três primeiros meses elas aconteceram dia sim, dia não, no apartamento onde ele residia na Alameda Santos. Durante os anos seguintes, as aulas particulares se mesclaram a cursos por ele ministrados no Bairro Pinheiros em São Paulo e na sala de Irene Zivianni em Belo Horizonte. O contato da cantora com as proposições da técnica corporal de KLAUSS VIANNA são um divisor de águas em sua carreira, marcando definitivamente sua atividade cênica e, principalmente, seu trabalho vocal.


DIA 04/09 – 11 às 13 h

Técnica Klauss Vianna no ensino contemporâneo de dança

para crianças e adolescentes

Beth Bastos



Estratégias e reflexões para conduzir um processo de criação voltado para crianças e adolescentes. O que é improvisar ? Como improvisar?



BETH BASTOS, bailarina, pesquisadora e professora de dança há trinta anos. Desenvolve um trabalho de percepção dos sentidos fundamentados no corpo a partir do pensamento de Klauss Vianna. Aluna de Klauss e Rainer, atualmente trabalha com Zélia Monteiro no Núcleo de Pesquisa em Improvisação. Referencia da educação infantil na dança em SP. Dirige espetáculos infantis e adolescentes com qualidade diferenciada . Co-autora do livro ''Põe o dedo aqui '' sobre a dança contemporânea para crianças. Vive e trabalha em SP onde é professora de dança contemporânea, balé clássico e improvisação.


DIA 04/09 – 15 às 18 h

Técnica Klauss Vianna

Neide Neves



Vivência na Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática – experimentação de algumas instruções fundamentais do trabalho direcionadas à conscientização e exploração de movimentos.



NEIDE NEVES, é graduada em Letras – Português-Francês, pela PUC/RJ, Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP, foi aluna de Klauss, Angel e Rainer Vianna durante 13 anos, tendo participado da organização didática do que hoje denomina Técnica Klauss Vianna e com a qual trabalha desde 1983. Dançou no grupo de Rainer Vianna de 1983 a 1987. Deu aulas de Corpo na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e no Curso de Formação de Bailarinos e Recuperação Motora, da Escola Angel Vianna, ambas no Rio de Janeiro, na década de 80. Responsável pela área de Corpo da Oficina de Atores da Globo, em São Paulo, de 1995 a 1998. Trabalhou com diretores como Eduardo Tolentino, Roberto Vignatti, Cristiane Paolo-Quito, Ron Daniels e Francisco Medeiros, como preparadora corporal de atores, em São Paulo. Atualmente, atua como professora de Corpo e Movimento e como Preparadora Corporal de atores e bailarinos. Leciona no Curso de Comunicação das Artes do Corpo, na PUC/SP, no Curso Superior de Teatro, da Anhembi Morumbi/SP, no Curso de Pós-graduação em Terapia Através do Movimento, da Faculdade Angel Vianna/RJ e ministra o curso Corpo e Movimento, na Sala Crisantempo, Vila Madalena, SP.


DIA 04/09 – 15 às 18 h

Técnica Klauss Vianna no Treinamento do Ator

Lu Carion



A oficina se destina a pessoas interessadas na expressividade cênica do corpo. Os participantes experimentarão algumas propostas práticas utilizadas na pesquisa sobre a aplicação dos princípios técnicos desenvolvidos por Klauss Vianna no treinamento do ator. Este é o tema da dissertação de mestrado de Lu Carion e da formação Treinamento e Processo Criativo do Trabalho Cênico, desenvolvido pelo grupo Obara há 7 anos.



LU CARION é atriz e professora em cursos livres e profissionalizantes, desenvolve pesquisa sobre a formação e treinamento do ator há 20 vinte anos. Durante o aprofundamento sobre a aplicação dos princípios da Técnica Klauss Vianna, que gerou sua tese de mestrado na ECA/USP, fundou o Obara – Grupo de Pesquisa e Criação, em 2001. Além dos mestres Klauss Vianna, Rainer Vianna, Angel Vianna e Neide Neves, com quem aprendeu a Técnica, estudou com especialistas como Antunes Filho (CPT), Stefano Vercelli (Laboratório de Pontedera), Jan Ferslev (Odin Teatret), Kouyaté Sotigui (Théatré dês Bouffes du Nord), Jerjy Grotowsky e Thomas Richards. Com o grupo Sunil Ensemble, além da pesquisa antropológica no espetáculo e no ritual, participou como atriz do espetáculo Rituale, na Suíça. Ainda como atriz participou das montagens de Rastro Atrás, Major Bárbara e A Moratória, com o Grupo Tapa, e coordenou e atuou nos espetáculos Os Donos do Corpo, Fragmentos de uma Carta Aos Anfíbios (prêmio Klauss Vianna de Dança/FUNARTE) e A Gravidade como Hábito, do Grupo Obara.


DIA 05/09 11 às 13 h

Eutonia: Percepção e Expressão

Miriam Dascal



Os participantes terão a oportunidade de vivenciar seu corpo e seus movimentos
desde a pele aos ossos, equilibrando tensões e ampliando possibilidades de uma expressão pessoal e de uma criação coletiva.



MIRIAM DASCAL, mestre em Artes Corporais (Unicamp), terapeuta corporal, eutonista,dançarina, coreógrafa autora do livro Eutonia, O saber do Corpo , ed. Senac. Especialista em Eutonia desde 1991, pela 1a Escola de Eutonia da América Latina, Argentina. Formação em Dança Educativa e Performance no método Laban (Brasil/Inglaterra). Bacharel em Comunicação Social Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvarez Penteado (FAAP). Diretora do espaço Aanga Arte-Educação do Movimento ( S.Paulo). Idealizadora e coordenadora do Curso de pós-graduação”Dinâmicas Corporais Expressivas e Terapêuticas” Faculdade Senac .


DIA 05/09 11 às 13 h

Corpo Mágico

Rossela Terranova


DIA 05/09 15 às 18 H

O estranho na dança e no teatro: Diálogos entre o Expressionismo Alemão e a Contemporaneidade.

Carlos Martins



Wokshop-vivência sobre alguns dos elementos constitutivos da Dança Expressionista e sua permanência na cena coreográfica contemporânea: as relações inusitadas com o próprio corpo, modos alterados e deformados de organização corporal, relações com objetos e com o outro. Proposta de investigação sobre percepções e sentidos pessoais no ambiente cênico.

Publico preferencial: dançarinos, atores, interpretes e artistas cênicos.



CARLOS MARTINS é dançarino, coreógrafo e eutonista. Professor no curso ‘Dança e Movimento’, da Universidade Anhembi Morumbi (Dança-Teatro e Estudos Coreográficos), instrutor de Pilates com formação no CGPA-SP e coordenador do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP. Foi assistente de Klauss Vianna em São Paulo e um dos responsáveis pela monografia ‘Klauss Vianna – uma ponte entre aula e vida’, premiada pela Funarte.

DIA 05/09 15 às 18 H

Dança Moderna

Ruth Rachou



Ruth Rachou é uma das pioneiras da dança moderna no Brasil, foi bailarina do histórico Ballet IV Centenário ( SP/1954). Com extensa carreira profissional como bailarina, coreógrafa e professora, atuou também no cinema e na TV. Em 1967 vai para os Estados Unidos especializar-se em dança moderna, tendo aulas com os principais nomes da dança moderna, Martha Grahan, Merce Cunningham e José Limon entre outros. De volta ao Brasil dança como solista no Ballet Contemporâneo de São Paulo dirigido por Renée Gumiel. Em 1972 abre sua Escola. Como professora tem se destacado como uma das principais divulgadoras da técnica de Martha Graham. Desde o início da década de 90 tem se dedicado a introdução dos ensinamentos de Pilates no Brasil. Em 2000 retorna aos palcos, no projeto Feminino na Dança. Em março de 2002 estréia o solo “Depois de ontem” (Juliana Rinaldi) no projeto As damas da dança. Em 2003 dança A promessa (Luis Arrieta).

Sem comentários: