23.6.09

Novarina em Cena traz França para o Brasil

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ sediará o projeto em homenagem ao autor e artista plástico francês, Valère Novarina. Ocorrerão conferências, encenações das obras e lançamento de livro, nos meses de junho, julho e agosto. Para a primeira conferência de Novarina em Cena, será convidada a diretora teatral Claude Buchvald.
O encontro acontecerá no Salão Moniz de Aragão, 22 de junho, às 19 horas. A entrada é franca.

De acordo com Angela Leite Lopes, organizadora do evento, o projeto poderá satisfazer a curiosidade de muitos dos que têm acompanhado as edições e as apresentações da obra de Novarina no Brasil e é uma grande oportunidade para o público conhecer em português algumas de suas peças. Angela, há 10 anos, traduz os textos de Novarina no Brasil.

Nascido na França, em 1947, Valère Novarina atualmente é um dos autores contemporâneos mais encenados. Os textos Carta aos Atores e Para Louis de Funès, publicados em 1989, já foram traduzidos para o italiano, sueco, inglês, alemão, catalão e português. A produção textual do autor não se insere na dramaturgia tradicional e propõe outras possibilidades de sentidos cênicos a serem explorados.

A francesa Claude Buchvald, professora da Paris VIII e diretora, fará a palestra de abertura, no Fórum de Ciência e Cultura. O projeto Novarina em cena também contará com a participação de Buchval na direção dos espetáculos Vocês que habitam o tempo e Luzes do corpo – o ator sacrificante. Além disso, ela orientaráuma prática de montagem, fruto do intercâmbio entre as universidades Paris VIII, criada há 40 anos, e a UFRJ.

Alguns espetáculos que integram o projeto serão apresentados no Teatro Glauce Rocha, como Vocês que habitam o tempo (02/07) e Luzes do Corpo - O ator sacrificante (09/07). Já no Espaço SESC ocorrerão as seguintes apresentações: A Inquietude (16/07); O Ateliê Voador (17/07) e O animal do tempo (18/07).

PROGRAMAÇÃO

13/07 às 19h
Conferência com a presença de Valère Novarina.

03/08 às 19h
Conferência - Vocês que habitam o tempo, com o psicanalista Romildo do Rêgo Barros.

04/08 às 19h

Mesa-redonda - O homem fora de si - a mesa será composta por José da Costa (professor do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cências da UNIRIO e pesquisador do CNPq), Luiz Fernando Medeiros de Carvalho (professor de Teoria da Literatura, da Universidade Vale do Rio Verde e Unincor/MG) e Henrique Antoun (filósofo e professor da ECO-UFRJ), com mediação de Angela Leite Lopes (tradutora, dramaturga e professora da EBA/UFRJ).


Fonte: site do Fórum de Ciencia Cultura

Sem comentários: